quinta-feira, 2 de junho de 2011

Compras Mensais


Compras mensais ou semanais? Aqui está um tema, que só este mês começei a pensar e a perceber que talvez compense fazer compras mensais. Eu até agora tenho feito sempre compras semanais, mas ao fazer o fecho do mês passado, e contabilizar o que se gastou em supermercado, deparei me com um valor exorbitante para 3 pessoas.

Até já deixei de fazer as compras no Continente Modelo e passei a ir a um supermercado local que em muitos produtos faz alguma diferença de preço. Posso-vos dizer que neste supermercado compro marcas "boas" ao preço das marcas brancas no Continente Modelo, portanto até compensa.

Passei a comprar algumas coisas nos Cash & Carry, como todos sabem, são os mesmos produtos vendidos a preços mais baixos, e não implica ter de comprar grandes quantidades, apesar de saber que alguns só vendem em quantidades. Eu encontrei um perto do meu trabalho que vende avulso também, e ultimamente, tudo o que é detergentes, sabão para loiça, amaciador e sabão para roupa, azeite, óleo, etc compro lá e saí mais barato, mas claro que nunca podemos ficar só por aí, até porque não tem todo o tipo de produtos.

É certo que o preço dos produtos está sempre a subir, mas de mês para mês noto muita diferença. Posto isto, estou seriamente a pensar em fazer (ou tentar) compras mensais durante este mês a ver se compensa, claro não esquecendo dos produtos frescos, como iogurtes, fruta, vegetais, que terão de ser comprados á semana...

Pesquisei na net, e já li muito sobre isso, as ditas "regras" para poupar no supermercado, mas o facto de levar uma lista, de não ir ás compras com fome, etc etc etc, não me tem ajudado a poupar... Já o fazia antes, mas voltei a ser mais precisa (e exigente comigo própria) e fazer menu semanal/mensal, e comprar somente o necessário.

Meninas, têm sugestões para dar? :)

3 comentários:

Sarokas disse...

eu faço compras mensalmente! durante a semana apenas compro os frescos (pão, fiambre, queijo, legumes, fruta, iogurtes) bem mais pratico e dá para controlar bem melhor o orçamento! ;)

Paulinha disse...

Eu optei por fazer as compras mensalmente...
É que tal como tu notava que se as fizesse todas as semanas, acabava por gastar muito mais dinheiro porque traziamos sempre algo a mais além do que ia na lista...
Assim, todos os meses, no início, la vamos nós de lista em punho fazer as compras de mercearia...
Tudo o que seja frutas, peixe fresco e charcutaria claro que também optamos por ser semanal...

Já o Modelo, desistimos de la comprar, é que a conta era sempre astronómica...
Já estamos tão habituados a comprar alguns produtos no lidl e o restante no Pingo Doce que agora não queremos outra coisa =)

Diário de receitas disse...

Pois é eu também ando com o mesmo dilema. Mas acho que o principal problema é que as coisa estão sempre a aumentar e os ordenado sempre na mesma. Eu faço um avio de compras maior no final do mês que para mim é a 25 e depois semanalmente tenho que fazer compras é sempre uma média de 50 a 60€ p/semana isto para 4 pessoas.
Estou a pensar fazer a ementa semanal, mas ainda não sei bem por onde começar.

Bjs.
Sónia