terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Lasanha


É certo que ninguém nasce ensinado, e como vivo sozinha, fora da minha ilha e fora dos meus pais, desde os 15 anos, tive que aprender a cozinhar e melhorar aquilo que já fazia. Nunca fui amante de lasanha, até experimentar uma que comi num café que estava divinal, e claro que apartir dai sempre que fazia lasanha tentava sempre melhorar e fazer igual. Já tenho feito várias vezes, mas nunca tinha tido oportunidade de vir cá mostrar.

Esta serviu para utilizar uma boa quantidade de carne que tinha na arca, porque como vou no Natal a casa :) vou trazer mais, então tive que arranjar uma solução para esvaziar a arca e fazer umas refeições para congelar e ocupar menos espaço.

Ingredientes - carne

1kg carne de porco moída 
Cebola, alho e azeite
Polpa de tomate
Água q.b
Pimentos (bocadinhos pequeninos)
Cogumelos (bocadinhos pequeninos)
Pimentão doce
Cominhos
Ervas para carne
Louro

Ingredientes - bechamel - tirei daqui

400gr de leite
40gr de farinha
20gr de manteiga
sal e noz moscada q.b
1 ovo (acresentei)


Placas de lasanha (usei das que não necessitam de pré-cozedura)



Começa-se por fazer um refogado com cebola, alho e azeite e depois juntar a carne e deixar lourar. Quando tiver pronta, juntar a polpa de tomate e água (fervo no jarro eléctrico para ser mais rápido), juntar os restantes ingredientes e deixar ferver. 

Quando a carne tive pronta monta-se a lasanha, e depois faz-se o molho. Leva-se a manteiga ao lume até derreter e depois junta-se a farinha e o leite aos poucos e o ovo. Se gratinar passa-se a varinha mágica (eu usei). Mexendo sempre até engrossar, temperar e depois coloca-se logo por cima da lasanha, não se pode demorar muito.
Vai ao lume até gratinar a gosto.





Aproveitei e fiz canelones também para congelar. Duas doses individuais e duas maiores para os dias em que não apetece ir para a cozinha :)
Nunca tinha feito bechamel em casa, mas desta vez não tinha de compra e aproveitei para experimentar, saiu-me mesmo bem e agora vou fazer sempre, além de sair mais em conta, é feito com ingredientes que temos sempre em casa.

Sem comentários: